Relato da Aula 01 – Prática Instrumental Orff

Atividades: Nesta aula fizemos exercícios corporais e começamos exercícios de prática instrumental Orff.

Cómentários: Achei tudo muito interessante. A aula começou com uma música deliciosa! Era pra dançar. Realmente contagiante. Brincamos de “sombra”, de copiar o amigo de lado, de frente, de várias maneiras. Uma delícia. Em seguida começamos com o aprendizado do instrumental Orff. Começamos com as baquetas: como segurar, como tocar. Brincamos de “escravos de jó”. Adorei! Me diverti tanto que até me atrapalhei algumas horas! A Enny propôs que falássemos nomes de frutas e foi uma confusão! Fizemos muitos exercícios interessantes sobre o manuseio das baquetas e o toque das teclas. Fizemos música: bordões, nota pedal, passeio no teclado, improvisação! Realmente, gostei muito. Queria fazer  e filmar pra ter tudo registrado. A música tem esse caráter temporal. É o aqui e o agora. Não é como uma escultura, que está lá. Provavelmente não vou usar o instrumental com meus alunos (tem na escola em que trabalho), mas ainda não sei se vou usar. São tantas coisas que quero fazer com eles…. quem sabe mais pra frente? O importante pra mim é que tenho a certeza que quando eu resolver trabalhar com isso, estarei bem amparada. O interessante é que percebo o quanto é possível “fazer música” com coisas tão simples. Uma “musiquinha” de duas frases pode virar um “musicão” se a vivenciarmos no corpo (de diversas maneiras), na voz, no instrumento (também de diversas maneiras), ou seja, se nos misturamos a ela, se ela penetra em nosso ser ela passa a ser parte de nós, passa a ser nossa. Obrigada Enny!

 

Deixe um comentário