Relato da aula 02 – Pesquisa sonora e improvisação

Atividades: nesta aula fizemos pesquisa de sons vocais, sonorização de texto / estória e sonorização de desenho animado.

Comentários: Iniciamos a aula em roda, com a Enny inventando sons vocais, com caras e bocas e passando para um amigo. A ideia era que esse som fosse “imitado” na sua essência e transformado em algo novo e repassado para outro amigo. Eu acho a proposta muito legal, mas confesso que sinto-me um pouco constrangida com o grupo. É uma coisa minha, pois já temos uma certa intimidade e amizade, mas eu às vezes me travo um pouco. O que me consola é que com minhas crianças consigo me soltar totalmente. Acho que é pura insegurança mesmo, pois com as crianças tenho certeza que não estarei sendo “avaliada” e “julgada”. Fizemos um outro exercício de andar pela sala de olhos fechados e ir dizendo frases. Desse eu não gostei muito porque não me sinto bem ficar andando de olhos fechados…. Em seguida cada um escolheu um texto para ler com “interpretação” e expressividade. Algumas pessoas destacaram-se nesta atividade, como a Jessica. Aprimorando essa proposta, em grupo fizemos a sonorização desse texto e ficou muito mais legal e interessante. Incrível como os sons colocados durante o texto dão vida a ele. Adorei. E para finalizar fizemos a sonorização vocal, com o objetos e com flauta de um desenho animado. Também muito bom! Tudo isso prova como a improvisação é importante e como deve estar presente nas aulas. Além disso, como a “suposta” falta de materiais não é desculpa para proporcionar aos alunos uma aula prazerosa, interessante e proveitosa. Muito bom!!!

Deixe uma resposta

