Relato da Aula 01 – Pesquisa Sonora e Improvisação

Atividades: Nesta aula fizemos um exercício corporal ao “toque do tambor”, criação de motivos com instrumentos, o jogo “modelo de improvisação ostinato/solo”, pesquisa sonora com jornal e papelão / composição em grupo / individual.

Comentários: Adorei o exercício corporal “dança da cabeça”, “dança da perna direita”, dança do braço esquerdo” ao toque do tambor. Gostei muito também do jogo de improvisação ostinato /solo.  Percebo que fiquei mais livre quando a improvisação era “livre”, ou seja, métrica ou não, no meu tempo. Já quando a Enny deu a regra “improvise em 16 compassos”, perdi um pouco a liberdade para não perder o tempo. Tive mais dificuldade em me envolver com a atividade do jornal (pesquisar timbres, sutilezas e fazer uma composição).  Não me senti “fazendo música”, apenas uma pesquisa sonora aleatória. No caso do jornal tem um “agravante” para mim, pois eu não gosto sequer de sentir o cheiro do jornal, quanto mais manuseá-lo de forma exploratória. A atividade do papelão já gostei mais, principalmente quando dois colegas fizeram a regência. Diverti-me muito, além da sonoridade do papelão ser inacreditavelmente interessante e linda. Essa prática do papelão vou experimentar com meus alunos.

Deixe uma resposta

