Relato da Aula 14 – Metodologias 2ª Geração

Atividades: Nesta aula fizemos um exercícios prático baseado nas idéias de Keith Swanwick.

Comentários: Fomos para a sala escolher instrumentos musicais variados: xilofones, clavas, chocalhos, tambores, caxixis, reco-recos, etc. Cada aluno deveria explorar as possibilidades sonoras de seu instrumento e criar uma composição com ele, baseada em alguma premissa dada pela Enny.  Em seguida houve apresentação e para os ouvintes era pedido que tentassem “entender” os recursos e a premissa que estava presente naquela composição, qual seu  ponto de partida, quais elementos musicais estavam presentes, etc. Achei bem interessante, os colegas foram realmente criativos e prestando bem atenção dava para arriscar elementos presentes, como contrastes de timbres, de dinâmicas, sobreposições, etc. Em minha opinião essa proposta é muito boa, porém deve ser aplicada a uma turma “madura” no sentido de saber silenciar, de saber respeitar o instrumento, de já ter feito inúmeros exercícios imitativos,   de apreciação e de improvisação,  para que tenha recursos interiorizados a fim de poder utilizá-los – mesmo que de forma inconsciente,  pois ninguém cria algo “do nada”, é preciso ter um ponto de partida e saber de alguma maneira onde se quer chegar. Se não, como disse o mestre Koellreutter, vira “vale-tudismo”.  Dessa maneira, entendo que a composição é consequência de um processo bem estruturado e bem trabalhado, no qual a vivência, a experimentação, condições de ambiente, além é claro de um professor bem preparado são ingredientes essenciais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: