Relato da Aula 13 – Metodologias 2ª Geração

Atividades: Nesta aula a Enny continuou sua apresentação sobre a essência das idéias de Swanwick.

Comentários: Essa semana fiz minha lição de casa e li bastante a respeito das ideias desse mestre. Ainda tenho muitas dúvidas. Mas um entendimento eu já tenho: não acredito, assim como a Enny, que as crianças brasileiras estejam precisando nesse momento de uma aula de música focada na criação/ composição. Para mim a criação deve ser resultado de um processo. O que acho mais importante no momento é ensinar as pessoas a ouvirem. As crianças não ouvem porque seus pais não ouvem. Mês passado tivemos uma apresentação musical na escola e tive que pedir silêncio aos pais várias vezes. Não é um absurdo? Como posso querer que meus alunos ouçam? é um caminho difícil. Para poder criar algo é preciso um silenciar, aquietar-se, senão vira uma anarquia, um “vale-tudismo” como diz o mestre Koellreutter. Escreverei mais sobre Swanwick em outro relato, assim que sanar ou amenizar minhas dúvidas.

Deixe uma resposta

