Relato da Aula 11 – Metodologias 2ª Geração

Atividades: Nesta aula foi introduzida um pouco das idéias / propostas pedagógicas de Gerg Self.

Comentários: Achei interessantíssima a proposta de criação musical com instrumentos partindo de uma partitura não convencional, a qual contém  uma legenda para trêmulos, sustentação, sons curtos, ou sons de pouca ressonância. Acredito que esse tipo de notação simplifica a vida do professor, principalmente do de Musicalização, já que as crianças não conhecem a notação convencional e também não é esse o objeto das aulas. Com a partitura legendada torna-se possível fazer em grupo muitas coisas de maneira que todos participem de forma segura, livre e entusiasta. Como professora de Musicalização, a notação é para mim acessória e não conteúdo das minhas aulas. Ensino o que acho que é necessário para determinadas propostas e simplifico o que acho que é suficiente  / adequado para outras propostas. Eu adoto a notação não convencional principalmente para as aulas de apreciação musical. Após várias audições, interpretação com o corpo, discussões em grupo, normalmente o final do processo é o desenho da peça em gráficos – partes, dinâmicas, sons longos, curtos, etc. Até esta aula não tinha tido a idéia de fazer o inverso: partir de uma partitura não convencional e executá-la. Com certeza vou propor aos meus alunos esse exercício, acho que eles vão adorar porque criar é muito gostoso. Nós fazemos algumas criações, porém eu conduzo de outra forma: mostro uma cena para ser sonorizada, conto uma história, criamos uma história na hora e sonorizamos simultaneamente, etc. Realmente a proposta como a idéia do Self é novidade para mim. Adorei!

Deixe uma resposta

