Relato da Aula 10 – Didática e Regência Coral

Atividades: Nesta aula fizemos vários exercícios de regência em roda utilizando sons de “x”, “s”, “z”, etc., o exercício do “Quarteto” feito nas primeiras aulas do curso, uma primeira leitura dos arranjos feitos pelos grupos das frases musicais (exercício já iniciado em aulas anteriores).

Comentários: Achei muito proveitosos os exercícios de regência em roda pois a Mara deu-nos, à medida que regíamos, várias dicas, idéias, possibilidades, enfim… ela incita-nos a uma “abertura do olhar”, nada é fechado, definitivo, pronto e formatado…. “Devemos reger como cantamos”.  A cada um que regia ela pedia algo como “agora faça piano”, “agora faça num andamento tal”, “agora faça uma finalização tal” e assim por diante. Foi muito bom. O exercício do quarteto é super divertido e exige atenção e prontidão dos participantes, com certeza quesitos indispensáveis a um (bom) regente.  Na última parte da aula fizemos as leituras dos arranjos dos grupos. Fiz a regência do arranjo do meu grupo e devido à minha ansiedade não consegui em todos os momentos reger adequadamente quanto ao andamento. Eu estava “com pressa”.  De qualquer modo, já regi melhor quanto à marcação e à mudança de fórmula de compasso que aparece na peça. Ainda que devagar, estou caminhando!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: