Relato da Aula 10 – Didática e Regência Coral

Atividades: Nesta aula fizemos vários exercícios de regência em roda utilizando sons de “x”, “s”, “z”, etc., o exercício do “Quarteto” feito nas primeiras aulas do curso, uma primeira leitura dos arranjos feitos pelos grupos das frases musicais (exercício já iniciado em aulas anteriores).

Comentários: Achei muito proveitosos os exercícios de regência em roda pois a Mara deu-nos, à medida que regíamos, várias dicas, idéias, possibilidades, enfim… ela incita-nos a uma “abertura do olhar”, nada é fechado, definitivo, pronto e formatado…. “Devemos reger como cantamos”.  A cada um que regia ela pedia algo como “agora faça piano”, “agora faça num andamento tal”, “agora faça uma finalização tal” e assim por diante. Foi muito bom. O exercício do quarteto é super divertido e exige atenção e prontidão dos participantes, com certeza quesitos indispensáveis a um (bom) regente.  Na última parte da aula fizemos as leituras dos arranjos dos grupos. Fiz a regência do arranjo do meu grupo e devido à minha ansiedade não consegui em todos os momentos reger adequadamente quanto ao andamento. Eu estava “com pressa”.  De qualquer modo, já regi melhor quanto à marcação e à mudança de fórmula de compasso que aparece na peça. Ainda que devagar, estou caminhando!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: