Relato da Aula 09 – Didática e Regência Coral

Atividades: Nesta aula discutimos algumas possibilidades para o final do ano (trazer nossos grupos ou não), reger um outro grupo (Coral da Mara), fizemos exercícios de passar e receber gestos em roda em 4, 2 ou 1 tempo, exercícios de sim e não com ênfase na interpretação facial e da voz e na última parte da aula fizemos prática de repertório, regendo em A4, A2 e A1.

Comentários: Como sempre a aula é super dinâmica e convidativa. Algumas coisas que a Mara comentou acho importantes registrar como “dissociar atitudes, rupturas, o regente não como um marcador de tempos” ,  “estamos saturados de técnicos, precisamos mais de inspiração”, “não temos respostas pra tudo, nem garantias” e ainda uma idéia alquimista: usar a técnica aprendida  mas com expressividade. Eu acho que o caminho é por aí mesmo. É importante que se aprenda ao menos minimamente a técnica para que se tenha um suporte e que se saiba o que se está fazendo, mas jamais torná-la robótica, sem vida, sem cor. Também é verdade que talvez eu me “mate” pelo meu grupo, me esforce para fazer a melhor regência possível e não tenha o retorno esperado. O outro não é uma extensão de mim, por isso não posso esperar e exigir dele a resposta que eu quero receber. Claro que sempre cabe uma reflexão: quantos vieram comigo? como foi a resposta geral do grupo? Logicamente, dependendo dessa reflexão o problema está comigo, e não com o grupo. Nada deve ser analisado isoladamente. É  preciso considerar todos os fatores e ter um olhar crítico e reflexivo sobre as coisas, sem deixar de ter também um  olhar positivo e esperançoso.  Acredito que essa mistura nos dá força, ânimo e alegria de sermos educadores.

Deixe uma resposta

