Relato da Aula 08 – Didática e Regência Coral

Atividades: Nesta aula fizemos exercícios variados de regência e movimentos corporais, com alternância de braços, exercícios em cânone com as notas da escala musical e prática de repertório com regência de alguns de nós.

Comentários: Os exercícios que a Mara propõe são sempre desafiadores: para quem só olha parecem fáceis, mas para quem os executa não são tão fáceis. É preciso se manter atento o tempo todo. Aos poucos percebo que já estou conseguindo fazê-los incorrendo em menos erros e confusões. Isso é bom! Na segunda parte da aula começamos uma música nova e recordamos outras já estudadas. A Mara me chamou para fazer a regência em uma delas e me saí bem melhor do que a última vez. Ela fez algumas correções de braço e me deu boas sugestões / dicas. Foi bom, senti-me mais confiante e que posso sim aprender a reger meu grupo. Nesta semana também em uma das escolas que trabalho comecei a fazer a regência com músicas folclóricas e também acho que deu certo: consegui me comunicar gestualmente com meus alunos. Como tudo na vida, é preciso praticar, estudar… Lembro-me de uma frase que li certa vez em algum lugar: “Todo expert já foi um iniciante”. Essa frase fala de uma realidade e é ao mesmo tempo muito positiva e encorajadora. A Mara é assim conosco: sempre encontra algo positivo para valorizar em nossas tentativas de regência e nos encoraja a ir além, não desistir. Obrigada Mara!

Deixe uma resposta

