Relato da Aula 08 – Metodologias 1ª Geração

Atividades: Nesta aula fizemos mais exercícios baseados na metodologia Kodály e nosso colega Teco contou-nos como faz uma releitura e aplicação do método com seus alunos.

Comentários: Os exercícios de leitura rítmica e melódica são cansativos para mim. Particularmente não gosto de cantar em “nome de notas”;  prefiro cantar as notas com palavras que contam uma história. Acho que assim o exercício fica bem mais interessante. Entoar as notas adequadamente é importante, sem dúvida, porém dizer  seus nomes aos invés de entoá-las através de palavras, remete-me à um passado de estudo rígido e chato. A questão do “dó móvel” é também para mim complicada. Eu mal aprendi quando estudante a desenvolver meu ouvido absoluto! Depois de muita luta é que de uns anos para cá estou conseguindo entoar adequadamente as melodias ouvidas baseadas no som fixo das notas (usando as palavras da canção) e a partir daí faço a transposição para outro tom se for necessário para minha tessitura ou de meus alunos, mas não saberia fazer isso “de bate-pronto” usando nomes de notas. Alicerçada também em conhecimentos teóricos transporto  a tonalidade e os acordes e dá tudo certo. Sem dúvida, sorte de quem teve a oportunidade de desenvolver seu ouvido de forma mais aberta, ampla, como foi o caso do Teco. Para uma boa prática do dó móvel é necessário ter automatizado todas as transposições de intervalos, pois a leitura relativa é feita na hora, mudando-se a tônica. Enfim… eu estudo bem as músicas que quero trabalhar com meus alunos, procurando ser fiel à melodia original e tenho como meta entrar em um coral assim que tiver mais tempo. Acho que isso também vai ajudar. Claro que Kodály foi um grande mestre e também sei que seu método é eficaz, mas deve ser aplicado desde o início a fim de automatizar essas transferências. Venho utilizando suas idéias baseadas nos estudos da Marli Ávila e tenho conseguido sucesso com meus alunos. Nosso colega Teco contou-nos como faz uma releitura do método e aplica com seus alunos. Seu trabalho parece-meu muito eficiente e pude perceber tratar-se de uma aula voltada especificamente para a prática do canto, o que não é meu caso – o canto é parte de minha aula.

Deixe uma resposta

