Relato da Aula 07 – Metodologias 1ª Geração

Atividades: Nesta aula realizamos vários exercícios do livro “Leitura e Escrita Musical – Livro do Aluno”, traduzido por Marli Batista Ávila, da Sociedade Kodály do Brasil.

Comentários: Realmente muito interessante a proposta do livro. Ele trabalha o ritmo e a melodia de forma  simultânea, sem priorizar um sobre o outro, e as dificuldades aparecem de forma gradativa. Porém eu acredito que da forma como ele foi concebido é mais adequado sua utilização por escolas ou estudantes de música (canto ou um instrumento musical). Para as atividades de musicalização na escola – como eu trabalho – acredito que preciso fazer algumas adaptações, como selecionar alguns exercícios e elaborar grandes cartazes, além de não passar tão rapidamente as várias possibilidades que o livro propõe. Adquiri o livro que a Enny sugeriu “Brincando, Cantando e Aprendendo” da Marli Batista Ávila e este sim, já está pronto e adaptado para nossas crianças, pois traz  repertório do nosso folclore e as propostas são mais simples de realizar. Para a leitura melódica Marli propõe apenas as notas sol, mi e lá. Eu venho trabalhando o método Kodály com meus alunos, porém com esse módulo tenho conseguido propor um percurso mais adequado para a vivência e o aprendizado das crianças.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: