Relato da Aula 06 – Metodologia 1ª Geração

Atividades: Fizemos nesta aula vários práticas rítmicas e melódicas baseadas na metodologia Kodály.

Comentários: Adorei esta aula e tenho certeza que as dicas que a Enny nos passou serão muito úteis em meu trabalho com as crianças. Eu já utilizo fichas com as figuras rítmicas ta, ti-ti e silêncio, porém faltava para mim uma idéia de “percurso” para fazer com as crianças. Nesta aula senti como se uma cortina se abrisse na minha mente. Através dos exercícios práticos ficou claro como posso fazer notações de canções conhecidas das crianças, realizar o ritmo da música usando as mãos, pernas e pés, jogos de perguntas e respostas, transformar músicas folclóricas em partituras rítmicas, criar novas “músicas” usando palavras aleatórias, como nomes de pessoas ou objetos, enfim…. tenho certeza que a prática destas propostas com meus alunos tornará possível um entendimento mais concreto e global da música.  Obrigada Enny!

Deixe uma resposta

