Relato da aula 04 – Metodologia 1ª Geração

Atividades: Assistimos a trechos de um filme sobre a pedagogia Dalcroze e conversamos um pouco sobre seus princípios pedagógicos.

Comentários: Em nosso bate-papo comentei com a turma que é uma pena que as idéias do mestre Dalcroze só estejam presentes (claro que não para todos ainda) nas aulas de musicalização. Nas aulas de instrumento nem passa pela cabeça – pelo menos da maioria dos professores – adotar a prática dalcroziana, infelizmente! Mas para quem já teve a oportunidade de experimentar, vivenciar e corporificar a música, tudo muda. Tenho certeza que teria sido muito diferente para mim se eu experimentasse a música que iria aprender a tocar no corpo e na alma, não só no meu cérebro –  como foi o método de estudo usado comigo.  A Enny também comentou algo interessante e triste, de certa maneira: se o estudo não começar com essas práticas mais livres, de improvisação, de auto-expressão, depois é bem mais difícil retroceder. Ainda que alguém disposto e aberto venha a ter a oportunidade de aprender essas coisas, nunca será como alguém que já iniciou os estudos dessa forma. Feliz de quem tiver um professor consciente disso! Outra coisa interessante discutida nesta aula foi sobre o que Dalcroze chavama “energia”: é o ser-estar-presente aqui e agora, ou seja, é o tocar uma música ao piano com o meu eu inteiro: corpo, mente, alma. Enny complementou para mim: “O 6º sentido – rítimico muscular – refere-se a essa mediação do corpo que transforma uma imagem mental da música em movimento. Tempo, espaço e energia é uma equação, que regula a prática Dalcroze, seria um outro princípio, quando um termo da equação se altera os outros se alteram em proporção é muito interessante, e tem a ver com com o estar presente, como voce diz, com a prontidão,  do corpo para reagir aos comandos e ocupar o espaço em determinado lapso de tempo.”

Deixe uma resposta

