Metodologia I – Relato da Aula 01

Atividades: Hoje a Enny comentou sobre a proposta dessa matéria e os principais assuntos que serão abordados. Iniciamos a falar um pouco sobre Dalcroze (vida e propostas pedagógicas) e fizemos exercícios práticos com a música “Milonga do Anjo”.

Comentários: Eu tive a oportunidade de conhecer a metodologia Dalcroze na Faculdade e me apaixonei. Pude ler sobre suas idéias e propostas e venho praticando com meus alunos desde então. Acredito que o movimento e a expressão corporal na música deva ser algo orgânico, crucial, fundamental. Não consigo mais imaginar um trabalho de escuta sem o corpo estar presente.  Lembro-me de ter lido em algum texto que Dalcroze teria dito: “Não me conte o que você ouve, mas mostre-me o que você ouve”. E isso muda tudo.  Dalcroze não era um essencialista. Ele considerava a interface da música com outras áreas. Ele “forjou” um 6º sentido: tempo, espaço e energia (a intencionalidade com que se faz o movimento, o estar presente no que faço).

A Enny lembrou-nos também sobre algo muito valioso: Os métodos ativos se preocupam como o aluno aprende, e no caso do ensino mecanicista o pensar não é uma prioridade, ou seja, o aluno não se expõe sobre o que ele pensa sobre o objeto estudado. “O que é decisivo numa pedagogia ativa é o pensar do aluno, a reflexão interna do aluno”, disse Enny. Outro ponto muito importante é a confusão que pode existir entre uma aula experimentada, porém SÓ experimenta mas sem a devolução, sem a reflexão. Se a devolução não acontece o professor pode confundir método ativo com “método atraente”, e tudo vira só uma grande brincadeira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: