Uma reflexão sobre essa primeira etapa….

Como traduzir em palavras os aprendizados desta primeira etapa percorrida? Nem sei se a palavra certa é “aprendizado”. Concretamente, aprendi muito pouca coisa em termos de conteúdo. Já tinha lido, relido e estudado para provas! – boa parte de todos esses textos que os professores trouxeram. Porém algo novo e muito importante aconteceu: fui provocada a ler estes textos, entender além de suas palavras, tirá-las do papel e confrontá-las com a realidade. Isso para mim foi um divisor de águas, como se costuma dizer. Mudou tudo! Não sou mais a mesma depois de me banhar neste rio! Foi uma tomada de consciência. Um clique. O que de mais valioso aprendi foi uma nova maneira de olhar, a qual já vem me ajudando na minha prática pedagógica. Parece um papo demagógico, mas é pra valer! Algumas frases ditas pela Enny e pela Ruth foram cruciais nesse processo: “ninguém ensina o que não sabe”, “tudo o que existe são as diferenças, a igualdade é criação humana”, “meu aluno como um ser complexo” – não no sentido banalizado do termo -, “temos que ter a dúvida o tempo todo: o novo que vem e que não consigo controlar”, “o professor tem que ser um intelectal generalista”, “o professor deve abandonar as certezas, a menos que elas estejam no campo da ética. Porém no campo da ciência e das artes, tudo está em movimento”, “quando a gente se encanta pelo conhecimento, podemos melhorar”, “Eu tenho a capacidade de intervir, de ser um agente transformador. Não é uma visão romântica, mas política.”, “tudo é uma questão política: ou estou para repetir ou estou para transformar”, “pormenores não interessam”, “tudo está conectado a tudo”, “superação de uma visão reducionista”, “ter poder com o outro, não sobre o outro”, “possibilitar um ambiente dialógico”, “o simples não existe, só há o simplificado”, “é preciso quebrar paradigmas”, “educar o ser-humano multidimensional”, entre tantas outras! Mas, e agora? O que fazer com tudo isso? A escola continua “feia”, cheia de problemas, meus alunos continuam com suas misérias…. mas como diz a Ruth, “é preciso ter gana”. Eu tenho! Quero ser uma educadora-militante e lutar por uma “educação menor” na minha escola! Quero muito fazer um trabalho sério e bonito com meus alunos. Quero aprender sempre mais e ser cada vez mais capaz de ter um olhar multidimensional sobre mim e sobre eles! Embora quase todos não saibam – convencidos pela própria história da educação musical brasileira –  que a música serve para muita coisa na escola, eu tenho o desejo de “quebrar esse paradigma” na minha escola. Quero afetar positivamente a vida dos meus alunos, ajudando-os a conhecer e a viver algumas das várias possibilidades do maravilhoso mundo da música e principalmente, tenho a esperança de ajudá-los a serem seres humanos melhores e mais felizes! “O caminho se faz ao caminhar” – Antonio Machado.

2 respostas para Uma reflexão sobre essa primeira etapa….

  1. Ruth disse:

    Muito boas suas reflexões…apontam para uma perspectiva crítica em relação às práticas docentes. Isso é absolutamente fundamental para a garantia de um bom trabalho educativo. Desejo muito boa sorte em sua empreitada!
    beijinhos
    Ruth

  2. melina disse:

    Rosângela, que delícia ler este seu relato sobre as tomadas de consciência ocorridas ao longo do primeiro semestre no curso! Mudar as lentes com que se olha o aluno, a escola, a Educação Musical, é mudar tudo! Os mesmos textos, as mesmas práticas foram re-significados e, continuarão sendo a cada instante, pois você está se vendo desafiada e motivada a fazer a sua história como educadora musical em diálogo com os seus alunos.Que corpo e pensamento possam estar sempre em coerência para uma atuação profissional cada vez mais plena. Abraço da Melina

Deixe uma resposta

