Relato da Aula 15 – Didática

Atividades: Nesta aula fizemos uma dança circular, assistimos a um trecho do filme “Ponto de Mutação” e discutimos um pouco sobre seus diálogos.

Comentários: Preciso assistir ao filme completo. Pareceu-me muito interessante. Os diálogos que o filme traz (feito na década de 80) são atualíssimos! Muito interessante o ponto que assistimos: tudo está conectado a tudo, todos os problemas são fragmentos de uma mesma crise. É um problema de percepção. E por onde começar a resolver os problemas? MUDANDO MINHA VISÃO DE MUNDO. É preciso praticar a conversa, dialogar com os diretores, pedagogos e colegas professores. Colocar minhas ideias e opiniões, com carinho, mas não me anular… Vivemos numa cultura em que o “chefe” manda e pronto (autoritarismo) e o empregado obedece e pronto (submissão). O professor manda e pronto e o aluno faz porque senão fica com nota baixa! Temos que quebrar paradigmas! Parece até um discurso demagógico…. ou será rebelde? sei lá… mas é preciso mudar de atitude… Se EU mudo de atitude, se me transformo tudo ao meu redor ficará melhor: se dou uma aula sem vontade meus alunos percebem e paira no ar esse ambiente “pesado”, chato…. Tenho que começar comigo  – não esperar que algo aconteça ou que alguém faça algo por mim…. Lembrei-me de uma turma do 2o. ano que tenho…. é muito difícil trabalhar com eles… são falantes demais, desconcentrados, bagunceiros…. fico comparando essa turma com outras, maravilhosas, em que o trabalho rende à beça….   minha atitude perante a eles já é cética: não vão aprender nada, não estão nem aí com nada! Esse primeiro semestre da pós tem me ajudado a refletir muito e sinto que um primeiro passinho já foi dado… já entendo que EU tenho que fazer alguma coisa… mudar de atitude… MUDAR MINHA VISÃO! Valeu!

Deixe uma resposta

