Relato da aula 14 – MEM

Atividades: Fizemos a dança circular “Monograma de Cristo” e alguns exercícios sobre os verbos de movimento propostos por Laban, já estudados na aula passada. Também ouvimos algumas músicas levadas pelos alunos tentando idenficar esses verbos.

Comentários: Eu tive certa dificuldade em fazer o exercício de movimentos utilizando os vários verbos porque tínhamos que fazer sem música.  Percebi que não lembrava de boa parte deles e isso tornou meus movimentos muito pobres, limitados aos verbos que já tenho interiorizados. O exercício de escuta foi bacana, as pessoas levaram músicas “diferentes” das que costumamos ouvir no dia-a-dia. Eu levei uma música do grupo “Zaka Percussion”. Eu já faço com meus alunos propostas de movimentos baseados nos verbos (antes de maneira inconsciente, pois não conhecia esse assunto), ou seja, eu coloco músicas “diferentes” para meus alunos e nos movimentamos de acordo com o que essas músicas nos sugerem…. e intuitivamente, fazemos os verbos: socar, flutuar, pressionar, deslizar, etc. Sempre fiz com música baseada na ideia de Dalcroze, ou seja, traduzir em movimentos o que a música me conta. Nunca fiz com meus alunos essa proposta sem música. Imagino que eles teriam a mesma dificuldade que tive… a música dá a base de movimentos…. porém é legal fazer sem música para uma maior tomada de consicência…. e mesmo fazendo com música, quem disse que sempre “tem que fazer” o que a música sugere? por que não fazer algo não sugerido? Esse é um exercício que venho tentando fazer…. não dar as coisas como óbvias. E ontem me dei conta que SÓ FAÇO COM MÚSICA E SEGUINDO O QUE A MÚSICA SUGERE! Esse mesmo exercício amplia-se com todas essas possíveis variações: com música, sem música, seguindo a ideia ou não da música…. eu preciso ampliar minha mente!

Deixe uma resposta

