Relato da Aula 14 – Didática

Atividades: Fizemos um exercício de “yoga na sala de aula”, baseado no livro Yoga na Educação, de Micheline Flak e Jacques de Coulon.

Comentários: O exercício prático durou quase que a aula toda. Andávamos pelo espaço, ora em duplas, quartetos, octetos…. sempre buscando a unidade e a integração com o outro / outros. A Enny dirigia os movimentos dando-nos as orientações. Ao fundo uma música suave. Nós permanecemos em silêncio. Confesso que achei a proposta muito longa. No início estava curtindo bastante, depois fui ficando cansada. Ao final sentamo-nos e as pessoas podiam colocar suas percepções livremente. Eu disse que meus alunos ainda não estão prontos para esse tipo de proposta…  temos ainda um caminho a seguir, dentro de um processo. Eu já faço atividades propondo a escuta sensível, mas as propostas duram menos tempo. Eu percebo como de maneira geral os adultos e as crianças têm muita dificuldade em silenciar-se. Parece que o silêncio é algo negativo, é uma perda de tempo. Acho até que é uma questão de educação, ou seja, temos que ser educados a ouvir e a gostar do silêncio, a saber seu valor. Temos que aprender a silenciar para ouvir uma música, para ouvir o outro, para ouvir meus pensamentos interiores, para olhar para nós mesmos. Para mim o que ficou é justamente esse chamado de atenção: ajudar meus alunos a conviverem de maneira muito positiva com o silêncio, da mesma maneira que convivem alegremente com o universo sonoro. E acho que o caminho é investir nas propostas de escuta sensível. “Eu não luto por uma tomada de poder, luto por uma tomada de consicência” Armando Gattti.

Deixe uma resposta

