Relato da Aula 11 – Psicologia

Atividades: Demos continuidade à discussão em grupo sobre as ideias de Vigotski e a arte.

Comentários: Mais uma vez muitos pontos importantes foram discutidos, entre eles:

– O que existe no imaginário das pessoas: que a escola “era bem melhor em outros tempos”, porém vale uma reflexão: será que era mesmo? ou era uma instituição fechada, fora da vida lá fora?

– A Ciência busca sistematizar, tendo dessa maneira uma tendência ao fechamento, ao afunilamento, a fim de buscar entender mais, já a Arte tem uma tendência à uma abertura, à busca do potencial criativo, que é bem maior que na Ciência.  O império da Ciência tem uma perspectiva polítiva, passa pela Universidade, claro que também é uma forma maravilhosa de conhecimento.

– A escola como um lugar de “depósito humano” – o controle de alguma forma sobre as massas, a fim de tirar jovens e crianças das ruas e /ou alimentá-las.

– Ao contrário do que manda o esteriótipo do bom aluno, os mais silenciosos podem ser os alunos mais perigosos, pois não se deixam conhecer.

– A diferença é tudo o que existe, a igualdade é uma criação humana. A semelhança é o parecer, mas o igual não existe. Por isso o pensamento dialético tem muito mais a ver com a natureza e a convivência dos contrários.

– A contradição, a repulsa, a superação e a vitória são componentes do ato estético. Algo acontece, sou afetado de alguma maneira. A arte pode pois modificar o ser humano, o contato com a obra de arte gera uma espécie de revolução interna, a catarse e a pessoa é transformada.

– A auto-expressão da criança a ensina a dominar o sistema de suas vivências, a vencê-las e superá-las, por isso as composições infantis não devem ser corrigidas pelos adultos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: