Reflexão: Como é meu processo de avaliação?

Tenho trabalhado com crianças de 1,5 anos até 10 anos. As avaliações acontecem no dia-a-dia,  observando e percebendo quando uma música não foi muito aceita pela turma, quando eles adoram uma atividade, como eles respondem a tal e tal proposta, enfim… observo no cotidiano das aulas como meu planejamento está ou não dando certo e o que preciso mudar. Como a música é viva e mexe com as pessoas de alguma maneira, é impossível ficar indiferente à ela. Dessa forma, consigo “visualizar” a alegria ou não de meus alunos ao fazer alguma atividade, e avalio se é um todo, se é um ou outro aluno, se aquele aluno não está bem naquele dia, ou se ele gosta de ser do contra para chamar minha atenção, enfim… são muitos os fatores envolvidos. Posso dizer que de maneira geral, as crianças gostam bastante de minhas aulas, pois fazemos muitas coisas diferentes na mesma aula, não há tédio. A criança sabe que se não gosta muito de cantar, tudo bem, porque depois ela vai com certeza fazer alguma coisa que gosta mais. E isso a motiva a colaborar comigo e com os amigos.  Li  num livro chamado “Senso Religioso” de Luigi Giussani que “o método é imposto pelo objeto”, ou seja, não adianta eu querer impor alguma coisa que não vai funcionar. Eu proponho, eles me devolvem e eu capto se está sendo bom, proveitoso, prazeroso, se vale a pena continuar e investir mais ou se vale a pena mudar, adaptar, cancelar a proposta. As diretoras / coordenadoras dessas escolas em que atuo também sempre me dão bons feed-backs, dizendo que uma mãe comentou tal coisa, que o filho adora minhas aulas, enfim…. os sinais apontam que está dando tudo certo, que tenho conseguido fazer bem meu trabalho e que estou sim afetando de maneira positiva a vida de meus alunos. Uma frase dita na aula por uma colega resume bem meu processo avaliatório: “toda devolução é uma avaliação, porém nem toda avaliação é uma devolução”.

Deixe uma resposta

