Relato da Aula 9 – Didática

Atividades: Abertura da aula com uma variação da dança circular “Aveleiras” e discussão em grupo sobre planejamento / avaliação.

Comentários: Dando continuidade à interessante discussão sobre planejamento mais pontos importantes foram levantados nesta aula. Mas o que me marcou mais foi que o planejamento parte de um sonho. É preciso sonhar mesmo. Sem sonho, não tenho uma meta, um objetivo então não tem o que planejar. O planejamento nasce pois de um sonho, de uma idealização, transforma-se em realidade, a qual será ou não satisfatória. No caso de uma desilusão,  posso seguir dois caminhos: o do pessimismo ou encarar o que aconteceu como parte de um processo, como uma possibilidade de aprendizado e revisão, ou seja, o planejamento é algo que deve estar em constante movimento, revisão, avaliação, replanejamento.  O planejamento é considerado por muitos educadores e pedagogos como uma tarefa meramente burocrática. Em minha experiência tem sido assim. Eu preparo pois um planejamento com metas amplas e macros, com os pilares do que pretendo trabalhar e faço aula a aula meu planejamento pessoal.  Dessa maneira, ainda que meu planejamento ao final do período tenha sido modificado por mim muitas vezes, nas linhas macros ele continua valendo e fazendo sentido.

Deixe uma resposta

