Texto “Aula de Música: do Planejamento e Avaliação à Prática Educativa”, por Liane Hentschke e Luciana Del Ben

  • Planejar e avaliar são condições sine qua non para a efetivação do ensino
  • Como resolver o conflito: Planejar x Avaliar  aulas de Artes / Música
  • Âmbitos que norteiam o planejamento: político, materiais didáticos, a escola e o professor
  • O Planejamento deve ser uma projeção do que queremos realizar, mas jamais deve ser estático
  • A aula de Música não pode tratar a música como um objeto destituído de significados e funções sociais
  • Utilizar  Modelo TECLA – proposto por K. Swanwick – como referência para elaboração de um Planejamento em Música
  • Para planejar o professor deve saber suas metas e objetivos de ensino
  • A educação musical escolar não visa à formação do músico profissional
  • A música está na escola objetivando auxiliar crianças, adolescentes e jovens no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músico-culturais como parte da construção da cidadania
  • O professor deve ter clareza quanto ao valor do ensino de música na escola, justificando e fundamentando seu trabalho
  • O ensino de música nas escolas deveria servir a algum fim que não ela própria
  • Para realimentar o planejamento é necessário que haja um processo de avaliação eficiente
  • No ensino de música a avalição acontece mais de forma intuitiva
  • Avaliar é estabelecer um diálogo entre o que foi planejado e o que constituiu, de fato, a prática de ensinar
  • A música carrega em sua essência um caráter sujetivo. Como cada aluno é único, também será única sua forma de expressão musical
  • Para aprender música é preciso fazer música
  • Para ensinar música, o professor precisa ter claro o que entende como música e definir quais são os elementos ou dimensões que a constitue e de que maneira os alunos irão vivenciá-la
  • O compromisso do educador musical vai muito além de servir às demandas recreacionistas da escola e às expectativas performáticas dos pais em relação aos seus filhos, mas o compromisso do educador musical é possibiliar ao aluno a descoberta de um universo de significados intersubjetivos que só o contato com a música nos permite.

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