Relato da Aula 08 – Psico

Atividades: Demos continuidade ao estudo sobre Lev Vigotski e discutimos brevemente sobre os textos: “Aprender”, de Luiz Fuganti e o “Fora” de Monica Cristina Mussi.

Comentários: Uma frase dita por uma colega marcou para mim esta aula: “Um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio”.  Esta frase foi dita por Heráclito, pensador dialético mais radical da Grécia Antiga. Ela quer dizer que nem o homem, nem o rio serão os mesmos, uma vez que tudo está em constante movimento, mudança, transformação. Acredito que o aprendizado é para nós como um banho, pois a cada aprendizado, não somos mais os mesmos.  “O aprendizado é uma das principais fontes de conceitos da criança em idade escolar e é também uma poderosa força que direciona o seu desenvolvimento, determinando o destino de todo o seu desenvolvimento mental”. O aprendizado é pois o que de mais importante acontece para nós. Se tivermos uma mente aberta, daremo-nos conta de que quanto mais aprendemos, mais coisas existem para aprender.  Discutimos também sobre como a Música tem uma importância capital na formação da criança e como ela tem um aspecto científico e humano ao mesmo tempo, tem uma ligação direta com o sujeito.

Pensando em todas essas coisas acredito que vale a pena sim continuar trabalhando “duro” para que minhas aulas representem um agradável banho para meus alunos,  de forma que eles possam sair delas diferentes e melhores do que entraram e com vontade de banhar-se na próxima semana!

Deixe um comentário