Relato da aula 07 – Didática

Atividades: Nesta aula demos continuidade sobre  “Complexidade, Pensamento Complexo”.

Comentários: Sem dúvida este assunto é muito interessante e muito importante. Discutimos sobre como é difícil quebrar paradigmas, que isso exige mudança de consciência, de atitude. Por isso que se alguém diz “quero mudar o mundo”, deve começar mudando a si próprio. Minha atitude como professora dentro da sala de aula proporcionará um clima agradável, positivo, de confiança ou um clima ruim, de medo, de angústia, de desagrado.  EU não consigo mudar o mundo, mas eu posso através da educação ajudar a fortalecer e transformar meus alunos. Outro ponto importante discutido foi a supremacia da razão sobre a emoção. Isto não deve acontecer, nem ao contrário, mas deve haver um equilíbrio. Nós sempre fomos racionais, desde que nascemos aprendemos isso. E criou-se o racionalismo => tudo é guiado pela razão.  Devo aprender a olhar meu aluno como um ser multidimensional e devo buscar desenvolver minhas aulas abraçando as dimensões humana, técnica e político-social, sem privilegiar uma sobre a outra.

Observações: Ontem em uma aula de uma turma do 5º ano, ao propor uma atividade uma das alunas estava muito rebelde, parecia tumultuar propositadamente. Semanas atrás eu provavelmente a recriminaria apenas, parando nessa “aparente rebeldia”. Ontem porém, consegui me lembrar o que discutimos em uma das aulas… “será que está acontecendo ou aconteceu alguma coisa com essa aluna”? foi a pergunta que me fiz e fui conversar com ela com todo o carinho. Essa menina desabou a chorar e me disse que ontem era aniversário da morte do pai, que ele morrera em um acidente de carro dois dias antes dela nascer e que ela nunca viu o rosto do pai.  Isso só veio ratificar a necessidade, a importância de aprender a olhar a pessoa do meu aluno… é uma tomada de consciência: para eu poder ajudar meu aluno preciso eu própria me conhecer.

Deixe uma resposta

