Texto “PARADOXO NATIVO” Por Vladimir Safatle

  • Os problemas educacionais brasileiros são básicos e pedem uma combinação de políticas de longo prazo com investimentos maciços;
  • Necessidade de um corpo de professores altamente qualificado e motivado;
  • Salário do professor: algo próximo do ridículo, além de condições precárias de trabalho;
  • Ausência de um sistema unificador de controle de qualidade do ensino;
  • Necessidade da criação de uma inspetoria geral;
  • Necessidade de um currículo mínimo nacional obrigatório;
  • O discurso da “multiplicidade” e da “diversidade” é apenas uma cortina de fumaça contra a capacidade de realmente ensinar;
  • Objetivos da formação educacional: formar trabalhadores, cidadãos conscientes, sujeitos com alta capacidade crítica e criativos;
  • Imersão do aluno no ambiente escolar permite o desenvolvimento de atividades complementares e reforço de atividades de base;
  • Necessidade dos pilares: valorização da carreira do professor, avaliação contínua da qualidade e escola em tempo integral;
  • Se um governo colocar questões educacionais como prioridade real, soluções podem sempre ser encontradas.

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