Texto “O ENSINO DAS CIÊNCIAS” Piaget

  • A necessidade de uma revisão dos métodos e do espírito de todo o ensino;
  • A importância dos Métodos Ativos;
  • O problema não é a falta de capacidade em compreender a Matemática, mas o modo como ela é ensinada;
  • A pesquisa por parte do aluno, levando em conta sua espontaneidade, fazendo com que toda verdade a ser adquirida pelo aluno seja reinventada por ele, ou pelo menos reconstruída, e não simplesmente transmitida;
  • O educador continua indispensável;
  • O educador não deve conhecer apenas a sua ciência, mas também como se dá o desenvolvimento psicológico da inteligência do seu aluno;
  • Embora o conteúdo ensinado seja “moderno”, a maneira de ensinar permacene arcaica;
  • A necessidade de se falar à criança primeiramente na sua linguagem, antes de lhe impor uma outra já pronta e abstrata para ela;
  • A falta de experimentação por parte dos alunos;
  • Compreender é inventar, ou reconstruir através da reinvenção;
  • O exercício da observação tem importância que não deve ser negligenciada;
  • Falta interdisciplinaridade;
  • O mestre deve tornar-se menos bitolado;
  • Propostas com programas mistos;
  • Preparação dos professores, sua valorização ou revalorização.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: