Relatório da Aula 05 – Didática

Atividades:  Na aula de hoje discutimos “Como o poder político entra na sala de aula?” ” Oque é fazer política na sala de aula?”

Comentários: Hoje aprendi uma palavra nova: “Empowerment” => pessoas que tornam-se atuantes em seus ambientes. Achei muito interessante e me identifiquei muito com essa palavra, pois venho tentando trabalhar com essa idéia, de que no meu “pedacinho” presente na vida das minhas crianças eu quero ser muito atuante. Para minhas colegas professoras eu quero mostrar que meu trabalho tem valor, que atua na vida das crianças de alguma maneira positiva.

Muitos pontos importantes foram lembrados e relembrados: a importância da prática de liberdade na educação: o exercício democrático, um lugar onde meu aluno pode falar e é ouvido. Mas que isso é diferente da prática do espontaneísmo: todo mundo fazendo tudo o que quiser. Impor é sempre mais fácil: eu mando, meu aluno obedece. O caminho da negociação e da conversa é bem mais difícil. Em um ambiente em que o diálogo não está presente no cotidiano das aulas, a sala torna-se lugar suportável (ou não) ao invés de ser lugar prazeroso e de constante movimento, transformação. Eu quero ser autoridade para o meu aluno e não quero ser autoritária. Com as crianças acreidto muito na valorização do aspecto afetivo para as conversas e negociações.

Muito interessante a observação que a  Enny fez sobre a palavra “com”… a importância de ter poder COM o outro e não SOBRE o outro. Lembrei-me de uma definição que uma pessoa me disse certa vez: “o líder é alguém que você quer seguir, o chefe é alguém que você é o obrigado a seguir”.

Deixe uma resposta

