Relatório da Aula 04 – Didática

Atividades: Na aula de hoje discutimos em grupo os textos “A didática e a formação de educadores” (Vera Candau) e “Filosofia da Educação – Capítulo 10” (Carlos Luckesi).

Comentários:  Para mim de tudo o que foi discutido o mais importante foi relembrar que o componente afetivo deve estar sempre presente no processo de ensino / aprendizagem. Sem ele tudo muda. Preciso conhecer e olhar a pessoa do meu aluno. Foi importante também o chamado de atenção que a escola não é neutra, tudo tem perspectivas ideológicas. Carregamos isso conosco. E que devemos manter nosso foco no desejo de contribuir para a transformação de nossos alunos. Um colega da classe colocou que esses textos são utópicos, que a vida real na escola não é assim e que não mudaremos o mundo. É verdade que EU não posso mudar o mundo, mas EU posso fazer a diferença (ou alguma diferença) na vida das minhas crianças, eu tenho esse papel, essa missão. E acredito que cabe a mim buscar melhorias para minha forma de ensinar.

Deixe uma resposta

