Relato “meu corpo x minha prática musical” – MEM

Minha paixão pela música começou cedo. Ainda criança, por volta dos sete anos de idade, ganhei um pianinho de brinquedo. Depois deste veio um órtão, lindo, com duas oitavas! Aos onze comecei a ter aulas de piano com uma vizinha. Infelizmente, só muitos anos depois é que descobri que sua pedagogia, assim como a dos conservatórios em que estudei posteriormente, eram “equivocadas”. Minhas aulas priorizavam o tecnicismo, ou seja, o tocar “certinho” as notas da melodia no tempo certo! Corpo? Emoção? Do que você está falando?

Anos mais tarde conhece um Mestre que me ajudou a entender e a viver a Música de forma intensa, inteira, envolvendo-me com ela, tornando-me parte dela. No início foi difícil, pois uma prática de anos não se muda com facilidade, mas eu fui persistente! As melodias que já me deixavam felizes eram capazes agora de me levarem para a Lua! Tudo ficou mais “leve” e ganhou nova beleza.

Depois dessa grande descoberta, dessa nova maneira de tocar e viver a Música interessei-me também por conhecer educadores musicais quer da atualidade ou não. Nessa ocasião conheci as propostas de Dalcroze, entre outros. Suas idéias em especial me chamaram mais a atenção, pois vinham de encontro ao que justamente eu vivera durante anos: uma música de  papel, sem cor, sem vida.

Hoje mais madura e experiente sei o quanto o corpo e a mente são complementares, não podem ser negligenciados em nenhum aprendizado. Como Educadora Musical sempre incentivo meus alunos à prática da criação, da utilização da intuição, da criação de personagens e do trabalho do imaginário, usando o corpo.  Às vezes ainda tenho certa dificuldade quando se trata de um grupo que ainda não conheço bem, mas aos poucos vou me soltado. Sei que vale a pena, e como!

Deixe uma resposta

