Atividades: Nesta aula realizados uma atividade em grupo. Foi proposto que fizéssemos um texto elaborado a partir da Teoria do Piaget e a obra “Relatividade” do artista M. C. Escher.
Comentários: O trabalho foi interessantíssimo. Em meu grupo estavam a Keila, a Cassia e a Celia. Discutimos e refletimos bastante sobre os textos de Piaget e o quadro do Escher. Foi possível enumerar muitos pontos convergentes entre eles, tais como:
- Tudo pode ter vários pontos de vista;
- Não existe o certo e o errado absolutos;
- A necessidade da flexibilidade do professor;
- O aluno olhado como um ser complexo;
- As etapas cognitivas propostas por Piaget são pilares norteadores para o Educador, mas não são estáticos;
- O aluno precisa caminhar por seus prórpios passos: é preciso que ELE experiemente;
- A necessidade de um olhar afastado por parte do Educador para uma melhor compreensão;
- O professor tem que estudar e procurar sempre mais para realizar um bom trabalho;
- O aspecto positivo do caos – ele é necessário para o desenvolvimento do trabalho na sala de aula com toda sua diversidade, pluralidade e “n” variantes que acontecem no dia-a-dia.