Relato da Aula 03 – PSICO

Atividades: discutimos em grupo o texto “O incerto lugar da Psicologia na Educação”.

Comentários: O texto “desmonta” o discurso psicologizante. Discutimos sobre uma realidade que nos deparamos no nosso cotidiano escolar: o aluno que não se adapta é aluno-problema e deve ser encaminhado para um psicólogo. O texto ajudou-me a abrir os olhos e enxergar a sala de aula como um paraíso, um lugar em que é possível a discussão coletiva, o pensamento, as ciências e as artes. Percebi como de maneira geral, estamos “bebendo” desse discurso psicológico que paira no ar.

A educação esqueceu que tem potência, que ela pode trabalhar o aluno sem mandá-lo para o psicólogo. Discutimos também como a mídia exerce influência sobre todos… nunca podemos perder um olhar crítico.

Um ponto importantíssimo me chamou a atenção. A professora contou-nos um pouco de sua experiência junto às crianças da AACD. Lá os profissionais não deviam perguntar qual era a deficiência das crianças e ela achava isso meio estranho… depois ela se deu conta que isso não importava… na verdade o importante era perceber qual era  a potência das crianças.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: