Resumo das Ideias – Texto “O registro / a notação musical” de Teca Alencar de Brito, do livro “Música na Educação Infantil”

A leitura e a escrita musicais tradicionais não são conteúdos próprios da etapa da educação infantil, porém é possível trabalhar com as crianças  o registro do som (sons) musicais, por meio de um processo sequencial que respeita níveis de precepção, cognição e consciência. Através da prática do exercício do movimento corporal, cujo impulso tenha sido um som (ou grupo de sons), a criança “materializa”  aquilo que ouviu. Sem lápis ou papel o corpo pode registrar tudo o que ouvimos, através da livre expressão. Tais gestos também podem ser transformados em desenhos, ou seja, podemos “desenhar o som”, criando-se assim uma notação não convencional mas que traz consigo códigos de notação, os quais serão decodificados pelo grupo em questão. Esse exercício contribui também para a conscientização das qualidades do som, como altura, duração, intensidade e timbre, ou seja, o registro gráfico conscientiza as características dos som. Através da prática significativa desse exercício de registro e à medida que avança cognitivamente, a criança acaba por sofisticar seus registros sonoros, ou seja, o que inicialmente era apenas o registro aleatório de um som, passa a ser uma partitura gráfica.  É importante não apenas praticar o registro, mas refletir e discutir com as crianças sobre a atividade, construindo hipóteses, o que é o aspecto mais importante desse processo. Para a valorização do trabalho é necessário que o professor esteja atento para a variedade de texturas e instrumentos que utiliza, a fim de que muitas alternativas possam surgir. O professor também poderá ajudar seus alunos compartilhando com eles registros gráficos de outras pessoas, notações impressas e gravações. Todas as possibilidades são bem vindas, desde que favoreçam o desenvolvimento da percepção e expressão musicais das crianças.

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